´Tonico´ vai à escola e estimula criatividade infantil
A professora Maria Luiza Santos, autora do livro infantil Tonico descobre que é de todo lugar (Editus), esteve na Escola Arco-Íris, em Itabuna, para um divertido bate-papo com a criançada e aproveitou a oportunidade para conhecer as produções feitas por eles, baseadas em sua obra. Cerca de 150 crianças participaram da conversa.
O livro, que traz a história do menino que aprendeu várias coisas viajando, estudando, com sua família e com seus amigos, foi adotado pela escola como suporte de aprendizagem sobre temas como imigração, diferenças geográficas e culturais.
Curiosos e atentos, os alunos conversaram com a escritora sobre sua motivação para produzir o livro, a ideia do “prazer de casa” (atividades constantes no final do livro) e como se faz para ser um autor, demonstrando interesse em, futuramente, seguir nos trilhos da escrita. No final da dinâmica, a escritora autografou os livros, encantando ainda mais os estudantes.
Segundo Maria Luiza, “A escrita pode ser, inicialmente, uma atividade solitária, mas quando o texto encontra seus leitores, ele ganha vida, propiciando momentos como o promovido pela Escola Arco Íris, que permite a reflexão sobre a obra. Cada pergunta, cada inquietação e curiosidade da criança demonstra o exercício da apreensão do conhecimento e o estímulo a sua criatividade, aspectos que deixam o autor realizado, com a sensação do dever cumprido”.
Para os interessados na obra, o livro pode ser adquirido na Livraria da Editus, no Centro de Artes e Cultura Paulo Souto, na Uesc. Pedidos podem ser feitos pelo e-mail vendas.editus@uesc.br ou pelo telefone 73 3680-5240. Por este número, também, as escolas que tiverem interesse em adotar a obra podem entrar em contato para agendar uma visita e conhecer o título. No site www.uesc.br/editora, o leitor encontra todo o catálogo de produções da Editora.